Uma doença que sempre tem sido indicada como causadora de muitos sintomas cutâneos, digestivos e algumas vezes respiratórios. Muito confundida com as também, muito frequentes, intolerâncias alimentares. Muito importante ser avalizado pelo especialista e confirmada sua hipótese, para não levar a dietas restritivas que levam a prejuízo da qualidade de vida do paciente em questão.
Diagnóstico – Sempre clínico, mas com confirmação por exames laboratoriais e testes de provocação oral.
Quais alimentos mais causam alergia? Leite, ovo , trigo na faixa etária pediátrica e nos adultos também relacionada a frutos do mar, amendoim e outros nuts são os mais comuns.
Orientações para APLV (Alergia à Proteína do Leite) – APLV = Dieta de exclusão – Ideal receber orientações do seu médico e de uma nutricionista.
Alergia a ovo – Muito comum, mas na maioria das vezes supervalorizada nas possíveis reações vacinais – devemos ficar atentos porque na maioria das vezes não há contra indicações para vacinação.
Alergia a corante – Essa é rara apesar de muito relacionada equivocadamente, sendo o corante amarelo e vermelho os mais relacionados.
Alergia a glúten x Alergia a trigo – Muito comum, mas na maioria das vezes não se trata de uma alergia e sim uma intolerância; mas de uma maneira geral as reações ao glúten possuem uma grande variedade na apresentação clínica, desde dores abdominais, colite e distensão abdominal.
Alergia alimentar x Intolerância alimentar – Sempre muito confundida, as intolerâncias são comumente relacionadas com sintomas digestivos, e as alergias sintomas mais sistêmicos, gastrointestinais e/ou cutâneos. Necessitam sempre da confirmação por um teste de provocação ou outras abordagens diagnósticas convencionais.