Dermatite mais comum na faixa etária pediátrica, tendo sintomas relacionados às alergias respiratórias ou aeroalérgenos como em cerca de 30 % com alergias alimentares. O afastamento de fatores irritantes e desencadeantes é fundamental. Fiquem atentos a fatores do dia-a-dia que passam despercebidos e são mais difíceis de evitar, como excesso de banho e o uso de produtos químicos cosméticos até mesmo a tão utilizada glicerina, que frequentemente são utilizados principalmente na faixa etária pediátrica.
Hidratação adequada e continuada da pele – Ponto mais importante do tratamento da dermatite atópica, onde os fatores que reduzem a barreira cutânea, são muito frequentes o uso da hidratação que é de suma importância em todo o tratamento e em todas as faixas etárias.
Controle da inflamação e prurido com medicamentos – O controle de inflamação está relacionado principalmente a evitar os agentes desencadeantes e os agentes alergênicos associados de cada paciente e, em cerca de 30%, apresenta alergias associadas a alimentos, além da grande maioria apresentar alergia para os ácaros da poeira. O tratamento ideal se dá com imunoterapia com alérgenos específicos como os aeroalérgenos.
Biológicos e pequenas moléculas – Tratamento muito específico e direcionado para os pacientes com dermatite atópica, de elevado custo financeiro, muito seguro mas ainda pouco utilizado devido ao seu alto custo. Terapia pouco utilizada também pela falta de habilidade e do manuseio da medicação pela grande maioria dos médicos alergistas, hoje sendo uma das minhas maiores experiências.