Uma das doenças de mais difícil investigação, principalmente nas urticárias crônicas que ultrapassa as seis semanas, o diagnóstico é muito frequentemente confundido com alergias alimentares na maioria das vezes,devendo, portanto, ser avaliado por um médico experiente. Nos últimos anos tem sido foco intenso de meus estudos devido ser tema central do meu doutorado, além de também ter participado de estudos clínicos com novos medicamentos para essa doença no Brasil .
Urticária aguda – Urticária muito frequentemente relacionada com uso de antibióticos analgésicos e anti-inflamatórios, e frequentemente associado a infecções agudas, sejam elas virais ou bacterianas.
Urticária crônica espontânea- Urticária frequentemente muito confundida com alergia alimentar, mas associada com doenças auto imunológicas e frequentemente conhecida, principalmente o lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e a mais comum em mulheres, as doenças auto imunológicas da tireoide. Os sintomas aparecem espontaneamente e podem ser acompanhados de angioedema ou mesmo somente angioedema.
Urticária crônica induzida. Urticária também bastante prevalente no nosso meio, principalmente relacionada a fatores desencadeadores como frio, pressão imediata, pressão tardia contato com a água, contato com o calor ou mesmo vibração e/ou atividade física.