Essa sim, a doença mais comum no nosso meio. Muitas apresentações clínicas – fenótipos como também muita patogenia de base, que diferencia não só o tratamento como também o manejo clínico terapêutico desta patologia tão prevalente.
Rinite Alérgica – Rinite que possui maior correlação com as alergias respiratórias, além de estar associada com muitas outras patologias alergias ou atópicas; seus testes alérgicos são positivos principalmente para os aeroalérgenos domiciliares, como também extradomiciliares. Para esta doença, a Imunoterapia tem um valor enorme na terapia a longo prazo, com chances de controle e remissão clínica satisfatória.
Rinite Infecciosa – Rinite mais comum na faixa etária pediátrica , muito comum na entrada na creche e ou na escola.
Rinite Hormonal/Gestacional – Rinite muito comum no sexo feminino, com variação da sintomatologia de acordo com ciclo menstrual, uso de anticoncepcionais e ou mesmo gravidez.
Rinite por Medicamentos – Muito frequentemente associado ao uso de medicamentos anti- hipertensivos e descongestionante nasal.
Rinite por Irritantes – Famosa rinite por produtos químicos, perfumes, fumaças entre outros.
Rinite Gustativa – Muito comum no idoso. É desencadeada por alimentos e bebidas quentes, ou mesmo ao ato de se alimetar.